O que provar?

A gastronomia limiana é única e inesquecível por isso, vale sempre a pena uma incursão pelos restaurantes locais e rpovar os sabores assentes em tradições e saberes milenares!

Arroz de Lampreia

Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, sendo muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, com destaque para o Arroz de Lampreia.

Bacalhau de Cebolada

O Bacalhau era um prato típico nas feiras quinzenais de Ponte de Lima e ainda subsiste nas tabernas e nos restaurantes da vila. Neste salto qualitativo da feira para os cardápios, este prato típico de Ponte de Lima afirma a sua antiguidade.
Nos restaurantes apresenta-se como um prato de excelência, bem acompanhado pela excelente cebolada que se completa com um magnífico vinho loureiro de Ponte de Lima.

Lampreia à Bordalesa

Lampreia à Bordalesa é um dos pratos de eleição em que a Lampreia, é o ingrediente principal. A época de safra da Lampreia decorre anualmente entre janeiro e abril, sendo em termos gastronómicos classificados como os meses da Lampreia.

Leite-creme

Os mais gulosos, os que mais gostam de doces, não podem deixar de saborear a textura do Leite-creme queimado pela férrea - um ferro em brasa com o qual se queima açúcar espalhado à superfície do creme.

Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima

O património gastronómico Alto-Minhoto é riquíssimo em variedade e em qualidade, esse património encontra em Ponte de Lima um dos locais de mais significativa expressão, nomeadamente com o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.
O louro, o cravinho, a noz-moscada, o sal e a pimenta temperam as carnes que, depois de cozinhadas e desfiadas, se juntam ao arroz. O sabor singular dos cominhos é acrescentado no fim. O porco é rei, desde a perna do porco às belouras, do chouriço verde às farinhotas e outras delícias e aromas de deixar água na boca.

Espetada do Brutus

Inspirado na lenda do "Rio Lethes (do Esquecimento) " e nas tradições locais, e no âmbito da iniciativa PROVE Ponte de Lima, nasce um novo prato, a "Espetada do Brutus".
Este prato vem enriquecer e complementar a riqueza gastronómica do concelho e tem por base a carne da raça minhota. Carne de grande qualidade, certificada, e de um paladar soberbo e único. Esta espetada é ainda complementada com lombo do cachaço e acompanhada de migas, batata e molho de pimento. Uma mistura de sabores típicos que permanecerá nas memórias de quem o provar. 

Naco de Minhota

A par das inúmeras iguarias gastronómicas existentes, não deixe de degustar o "Naco de Minhota" tendo como produto base a Carne Minhota, um produto de referência gastronómica do concelho. As caraterísticas genéticas da raça Minhota aliados ao sistema de produção e às características edafoclimáticas da região conferem propriedades organoléticas diferenciadas à carne, destacando-se a grande suculência e tenrura.