O que fazer?

Passear pelas belíssimas rua medievais de Ponte de Lima e visitar os principais monumentos, mas os parques e espaços verdes não são de descurar numa visita a esta vila. Aqui ficam algumas sugestões mas não deixe de consultar as nossas Experiências Límia!

Visitar jardins e parques

A Avenida dos Plátanos é uma zona pedestre com plátanos centenários, plantados em 1901, que proporcionam à vila de Ponte de Lima um local preferencial no verão, devido à frescura que a sua sombra possibilita.
No outono, o contraste das cores quentes faz com que a sua beleza permaneça e convida a um passeio sobre o belíssimo tapete de folhas caídas, numa paisagem inspiradora de escritores e poetas.

Descobrir a história do Paço de Calheiros

Considerada como uma das mais representativas casas nobres do Minho e um dos mais importantes exemplares setecentistas da arquitetura civil portuguesa. Reúne um acervo de lembranças da história da família Calheiros, desde 1450.
Situado numa encosta, usufrui de uma vista deslumbrante sobre a vila de Ponte de Lima, uma janela aberta para o vale do rio Lima. 

Visitar a Quinta do Ameal

A Quinta do Ameal é uma pequena propriedade muito antiga (1710) de rara beleza natural. Aqui são criados e produzidos vinhos brancos de excelência feitos a partir de uma casta de uvas portuguesa chamada Loureiro. Esta atinge a sua maior expressão aromática e gustativa neste fantástico Vale do Lima onde estamos situados.

Fazer passeios a pé ou em bicicleta à beira rio

No centro da vila junto ao rio existem três zonas relvadas (parque de estacionamento, restaurante e marina/açude). Junto ao rio surgem tufos de arbustos e algumas espécies características de zonas ribeirinhas.
A jusante da ponte romana, mais precisamente da Capela de Santo António e dos alicerces da Torre Velha, procedeu-se ao aproveitamento da margem direita do rio Lima para zona pedonal e é possível passear ao longo do rio por quilómetros!

Provar os vinhos de talha da Aphros Wine

Aphros Wine é um projeto iniciado pelas mãos do arquiteto Vasco Croft que quis ser pioneiro na implementação da agricultura biodinâmica. Iniciou em 2003, na quinta que herdou datada do século XVII.
Em 2009 ganhou a medalha de ouro no Mundus Vini na Alemanha, produtor revelação em 2012 e eleito "Os melhores do ano de 2013" pela revista Vinhos.

Conhecer a Casa do Barreiro

Ergue-se majestosa no cimo da encosta, a Casa do Barreiro, a cerca de 5 km de Ponte de Lima. Casa de meados do século XVII, com belo pátio central, representa uma referência da elegância arquitetónica das casas nobres da Ribeira Lima.

Recordar a infância no Museu do Brinquedo Português

O Museu do Brinquedo Português está instalado na Casa do Arnado e seus anexos, junto à ponte romana, na margem direita do Rio Lima. A exposição permanente leva-nos numa viagem pelos fabricantes portugueses, desde os finais do século XIX até 1986. 

Deslumbra-se com o Museu dos Terceiros

O Museu dos Terceiros encontra-se instalado em duas casas religiosas associadas à Ordem Franciscana: o extinto Convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da Ordem Terceira de São Francisco. A parte remanescente do convento, fundado em finais do século XV, é formada pela igreja, capela da Senhora da Graça e pela sacristia.